Skip to content

A consulta

setembro 18, 2006

– Eu queria marcar uma consulta no Dr.. eeeehmm.. Fa.. Fabio!
– Dr. Fabiano?
– Isso! Desculpa, eu confundo sempre Fábio com Fabiano – disfarcei.
– Pode ser para amanhã..ou é urgente? – questinou, desconfiada, a secretária.
– É super urgente! Estou com graves problemas de saúde e preciso de uma opinião especializada imediatamente!
Meu problema de saúde atendia pelo nome de “necessidade de justificar uma falta no trabalho” e o remédio eu já tinha: “Atestado Médico”. Mas achei desproporcionado expor a minha saúde ali no meio da sala de espera na frente de tantos doentes. Poderia ferir a suscetibilidade de algum incauto.
– O Dr. vai atendê-lo daqui a pouco, pode aguardar um pouco..
– Obrigado – agradeci tentando esconder o entusiasmo. Depois de percorrer a cidade toda atrás de um médico que passasse um atestado de doença para justificar a minha viagem prolongada até o Nordeste, encontrar uma boa alma que o fizesse era uma ótima notícia, mesmo que ele ainda não soubesse o porquê da minha visita.
Sentei naquelas semi-confortáveis cadeiras das salas de espera dos consultórios, onde o objetivo é dar conforto sem que você se sinta tentado a passar a tarde ali lendo revistas do ano passado.
Em trinta minutos, descobri a dieta da Rita Caddilac, que a Sônia Lima tem saudades dos tempos de jurada do Show de Calouros, que a princesa Diana iria passar férias no Caribe e que Adriane Galisteu tinha se separado do namorado. Apenas a última notícia era atual, mesmo porque ela nunca perde a atualidade.
– Sr. Procópio! – Depois de ficar antenado com a realidade de 1997, ouço o meu nome no fundo do corredor.
Jogo a revista em cima da mesa com ar de desprezo e dou uma leve corrida em direção ao consultório, como se fosse receber um prêmio. A porta, entreaberta, escondia uma sala iluminada pelo sol da manhã, mas com um mobiliário requintado o suficiente para me mostrar que estava no espaço de alguém muito mais importante do que eu, simples mortal.
– Boa tarde.. – arrisquei baixinho enquanto entrava.
– Humpft.. – respondeu com entusiasmo o médico, completando com um seco: “Qual é o seu problema?”
– Bem, Dr.. eu, na verdade, não tenho propriamente um problema, eu vim aqui porque queria, se fosse possível.. Se não houver problemas para o senhor..
– Um atestado? – interrompeu o médico.
A ligeireza me surpreendeu, mas ao mesmo tempo ativou toda a cara de pau que havia em mim.
– Sim, sabe como é, estou fazendo mudanças na minha casa e precisava de dois dias para preparar tudo, depois no fim de semana uns amigos vão me ajudar com a movimentação dos móveis e depois precisava de mais dois dias para a arrumação na casa nova.. – resolvi não falar da viagem para o Nordeste, afinal uma mudança é considerada mais nobre do que uma mera e preguiçosa viagem de uma semana para o Nordeste.
– Uma semana chega?
Demorei dois segundos para responder e quando percebi estava com as praias, a água de coco, e os pestiscos à beira-mar estampados na minha testa, como uma tela de cinema.
– Está ótimo. Tenho certeza que vou conseguir fazer tudo o que preciso nesses dias, obrigado.
E ele terminou de escrever o atestado como se passasse uma receita, e no meu pensamento ele dizia: “Tome esse atestado de oito em oito horas e faça um repouso nos próximos sete dias”.
Depois de deixar um cheque pesado nas suas mãos para pagar a consulta, afinal o paraíso de faltar no trabalho tem o seu preço, despedi com a cara mais séria do mundo, pronto para dar o pulo e comemoração do Pelé no corredor do consultório. Mas mantive a Copa de 66 na cabela e fui contido.
– Boa tarde, Dr. até a próxima!
– Boa tarde, e boas férias – completou, emendando logo – e boas mudanças!
Agradeci sem saber quais dos dois desejos estava agradecendo, mas sabendo que se os médicos não são deuses, pelo menos são oniscientes.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. .lidi. permalink
    setembro 20, 2006 10:32 pm

    boa! =D

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: