Skip to content

Debate Lula x Alckmin – análise

outubro 10, 2006

De acordo com essa notícia da Folha, o debate entre Lula e Alckmin resultou num empate. Tomei a liberdade de recolher mais algumas informações com alguns cientistas políticos sobre o tema:

Segismundo Quartzman, especialista em direito político, direito administrativo, direito civil, direito religioso e direito de condomínos, tudo isso da USP, explica que não houve um vencedor absoluto do embate. “Lula chamou Alckmin de bobo 3 vezes, mas Alckmin revidou com “bobo é você” por 4 vezes, por isso não houve vantagem”, explica Segismundo. De acordo com o professor da USP, o candidato do PT poderia ter ido mais longe. “Aquele penteado “pede-emprestado” do Geraldo Alckmin não está com nada e Lula não tirou proveito dessa sua vantagem óbvia”, lamenta o estudioso. Ciente de que Lula poderia ser prejudicado no revide com referência aos seus nove dedos, Segismundo desvaloriza a resposta do tucano. “A Daniela Cicarelli também tem seis dedos no pé e nem por isso está menos falada na mídia”.
Opinião semelhante tem Blimundo Bopp, professor na UnB de ciência política, política internacional, política americana, política com obstáculos e política 4×4. “O PSDB partiu com uma vantagem quando Alckmin chamou Lula de barbudo e feio, mas Lula foi muito sagaz e respondeu à altura, chamando o tucano de quatro olhos. Deu para perceber que ambos os candidatos se prepararam bastante para o embate”, refere o especialista.
“No intervalo do terceiro bloco, os candidatos consultaram os seus assessores e alguns dicionários, em busca da ofensa perfeita, mas o golpe de mestre de Alckmin foi ter chamado Lula de gordinho”, explica Blimundo Bopp entre uma tragada e outra no cachimbo. “Se fosse “gordo”, as pessoas achariam que foi uma ofensa baixa e barata, mas ele usou o diminutivo e contribuiu para que o público ficasse com uma imagem positiva do tucano. Pode ser uma pequena vantagem, ja que esses debates são ganhos nos detalhes”, sublinha o cientista político, junto à sua estante de livros.
O Brasil está ansioso para a próxima troca de idéias e conta as horas para o próximo debate televisivo.

Anúncios
5 Comentários leave one →
  1. outubro 10, 2006 12:49 pm

    hahaha, adorei!
    Mas aproveitando que eu consegui (acho) comentar aqui, quero dizer que às vezes eu venho e a caixa de comentários não abre, ou então a palavra de verificação não aparece. Só prá vc não achar que eu não venho. eu venho sim, só não consigo comentar! Beijos

  2. Bia permalink
    outubro 10, 2006 1:15 pm

    Olha quanto ao debate eu não sei, até imaginei que como o Lula não tem lá um histórico muito bom na área, e o outro oponente não é assim tão interessante a coisa ia andar bem morna, mas me surpreendi que só se chamaram de bobos, ninguém chamou o outro de cabeça de melão. Mas a melhor da semana acho que foi a notícia que Garotinho é a primeira criança que gosta de chuchu.

  3. Milady Carol permalink
    outubro 10, 2006 1:25 pm

    HUAHAUHAUAHUAHAUHAUAHUAHAUHAUAHU!!!!!

  4. Carolina permalink
    outubro 10, 2006 11:04 pm

    “Mas a melhor da semana acho que foi a notícia que Garotinho é a primeira criança que gosta de chuchu”, e eu não consigo parar de rir. Credo, cês me matam.

  5. Celinho permalink
    outubro 17, 2006 9:49 am

    Re,
    A Carol ja me disse isso tambem, nao sei porque acontece, ja pensei em colocar um comentaro do haloscan, mas ai perderia todos os comentarios antigos.. :/ Apareça sempre e comente sempre que der! rs

    Bia,
    Hahahahahaha.. Mas ele so come chuchu quando ele quer ganhar algum “brinquedo” depois.. 😉

    Milady Carol,
    =D

    Carolina,
    Hehehe.. Recomendo vivamente visitar o blog da Bia ai em cima, vale a pena mesmo 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: