Skip to content

Eleições aqui e ali

outubro 5, 2008

Gostaria muito que as eleições para presidente em 2011 não apresentassem a mesma extrema falta de opções que as eleições paulistanas deste ano. Escolher entre Marta e Kassab em São Paulo não é tarefa fácil, talvez a mais difícil dos últimos tempos na capital paulista.

***

Nas eleições americanas, fica cada vez mais notória a diferença entre Obama e McCain e, principalmente, a diferença entre Sarah Palin e Obama. A entrada na corrida da republicana poderia ter sido um golpe de mestre, não fosse Palin uma negação em temas fundamentais como economia e política externa. Li uma entrevista de Barack Obama para a Rolling Stone e tentei imaginar John McCain respondendo às mesmas perguntas. Inimaginável. Ou vocês acham que o republicano citaria Hemingway e Shakespeare como livros preferidos? Como já dizia Bob Dylan, também muito citado na entrevista de Obama, “The Times They Are A Changing”…

***

E você? Em quem votou nas eleições para vereador? O que ele(a) fez nos quatro anos em que esteve no poder?

***

Começa a ladainha. “Muitas pessoas morreram e se sacrificaram pelo direito de votar, por isso devemos defender o voto obrigatório.” Nada de mais equivocado. As pessoas morreram e se sacrificaram pelo direito à escolha, inclusive pela escolha de não votar. Agora, somos obrigados a votar e qualquer pessoa ganha sinplesmente pelo voto dito de “protesto”. O voto obrigatório diz, sem dizer, em letras garrafais: todos os candidatos são aptos e dignos de receber votos e de ganhar uma eleição, por isso todos eles merecem o seu voto, o que sabemos que não é verdade. Por outro lado, o voto obrigatório diz também, nas entrelinhas: nós não estamos nem aí para quem você vai votar, desde que você aperte os botõezinhos coloridos, aumente as estatísticas e a suposta legitimidade dos eleitos.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: