Skip to content

Tiananmen, vinte anos depois

junho 4, 2009

O vídeo não matou as estrelas de rádio e muito menos assassinou a fotografia. Vinte anos depois, as imagens do massacre na praça Tiananmen, em Pequim, ainda impressionam e a famosa foto do Tank Man é o símbolo da luta solitária dos estudantes chineses contra a mão pesada do Estado opressor. No entanto não existe apenas uma foto, mas quatro, tiradas por quatro fotógrafos diferentes e com histórias diferentes.

Conhecemos também a força semiótica do filme feito pela BBC e pela CNN com o homem solitário se movendo para a esquerda e para a direita, tentando bloquear a passagem da coluna de tanques por algumas vezes, até o momento em que o jovem sobe num dos tanques e tenta falar com o soldado no interior da máquina de guerra e em seguida é levado por dois civis e desaparece para sempre desde então.

Mas as fotos são o instante decisivo de Bresson, onde o tempo parou e a história foi feita. Infelizmente a maioria dos chineses simplesmente desconhece a imagem e, na época, a versão oficial era bem diferente, referindo-se à nobreza dos militares chineses que “pouparam” o manifestante solitário que poderia ser destruído pela força de guerra chinesa se essa fosse a real vontade dos militares.

Versões à parte, as imagens estão aí e as histórias por trás delas são tão fascinantes como as fotografias. Para quem lê em inglês e é apaixonado por fotografia, segue o link do blog de fotografia do New York Times.

Os autores das fotos são Charlie Cole, da Newsweek, Stuart Franklin, da Magnum, Jeff Widener da Associated Press e Arthur Tsang, da Reuters, todos eles com leituras diferentes do mesmo momento. Vale a pena.

Num outro registro, também em inglês, já que não encontrei a versão legendada em português, o episódio dos Simpsons na China, bem engraçado, principalmente quando Homer está na praça Tiananmen e lê uma placa comemorativa dizendo “Neste local, em 1989, nada aconteceu”. 😉

The Simpsons 1612 Goo Goo Gai Pan

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: