Pular para o conteúdo

Michael Jackson é cinquentão

agosto 29, 2008

A idade chega não quando fazemos aniversário, mas quando observamos as pessoas à nossa volta envelhecendo. Michael Jackson e Madonna têm cinquenta anos, fifty-fucking-years, e nós aqui, fingindo que somos telespectadores imparciais, sentados no nosso sofá, começamos a dizer: “ah, a Madonna tá envelhecendo, ela não é como antes, o Michael Jackson sempre foi um freak, etc e tal” e perdemos a noção de quem eles realmente são. No meio de tudo isso, é triste procurar por referências sobre MJ e encontrar, em cada dez notícias, oito sobre pedofilia, escândalos e processos.

A grande passo adiante na carreira de MJ foi a colaboração com Quincy Jones. O álbum Off the Wall tem uma das melhores músicas dançantes de toda a década de 80 (Don’t Stop Till You Get Enough) – que muita gente mais nova aí só conhece a parte que passava na abertura do Video Show. Os gritos, a mistura de vozes e a harmonia são inconfundíveis.

Seu segundo álbum pela Epic, Thriller, está no meu top 10 de melhores discos de todos os tempos. Sucessos como Billie Jean, Beat it ou Thriller abriram as portas da MTV para um negro no mundo do pop, algo raríssimo na época. Lembrando apenas que a MTV mudou o mundo da música e a forma como a acompanhamos. Se repararem, até o começo dos anos 80, um “videoclip” (se é que podemos chamá-lo assim) era uma filmagem de um artista ou uma banda cantando/dançando. Tirando devidas exceções artísticas que se permitiam algo mais, como Pink Floyd ou Beatles – e mesmo assim o vídeo era usado nesses casos como suporte de transmissão de música e não como um bit de mensagem de 3 minutos que deveria ser original e diferente do anterior, e do anterior e do anterior.. A MTV veio mudar tudo isso.

E até aí Michael foi revolucionário, abrindo as portas da MTV para um artista negro e para um vídeo de mais de 5 minutos. E valia a pena cada segundo. Ainda hoje me lembro de ver a chamada do Cid Moreira no Fantástico para o clip de Thriller: “As pessoas sensíveis e as crianças devem evitar ver as cenas que se seguem”. Vi o vídeo com uma toalha na cabeça atemorizado mais pelo tom assustador do Cid Moreira do que pelas caretas de MJ. Tempo de inocência da televisão brasileira. Hoje em dia olha só quem dança Thriller (se bem que a mãe cortou a parte mais “assustadora” 😉 )

Não há como negar que MJ dançava muito.

Em 1983,  num especial para a Motown, com a plateia repleta de estrelas dos anos 60 e 70, Michael Jackson fez pela primeira vez o Moonwalk, o passo que já era feito pelos dançarinos de rua mas que MJ fez questão que Jeffrey Daniel o ensinasse a fazer. No entanto, o passo que conhecemos como Moonwalk se chama Backslide, já que o verdadeiro Moonwalk simula um passo lento para os lados.

Depois disso, Michael se queimou enquanto filmava um comercial de TV e a partir daí tudo começou a ficar muito estranho. Em 1985, MJ volta aos holofotes para gravar e filmar o clássico We are the World. em seguida, volta a trabalhar com Quincy Jones em Bad e o sucesso parece que nunca vai acabar. Dangerous confirma o sucesso, mas o começo dos anos 2000 é o começo de algo que confesso que ainda não entendo.

O resto é história e está mais do que contada. Michael, assim como Elvis, é imitado à exaustão, mas o que o diferencia do rei do rock é que MJ é sempre caricaturado no seu auge, quando dançava melhor, quando cantava melhor, quando era o rei da pop.

9 Comentários leave one →
  1. agosto 29, 2008 5:37 pm

    meu nome e jhiessica e eu moro em alenquer Para e eu amo muito o michael seu fan do michael jackson deste pequena crescei com a musica dele e eu adoro os DVDS dele eu amo tudo que existe neste mundo dele e eu espero hoje ele tenha um otimo aniversario,eu estou feliz pelo dia 29 de agosto que e hoje e eu espero ir em algum SHOW do michael ou entao ver ele pesoalmente e conversa com ele pega um otografo da um abraço nele ter uma roupa do SHOW dele ter todos os DVDS dele ter um quarto do michael conecer tudo sobre a vida do michael,eu amo toda a historia da vida dele,amo as musicas dele,amo a historias que ele e o rei do POP,eu amo tudo sobre o michael.
    PARABENS MICHAEL POR SER ESSA PESSOA MARAVILHOSA E FELIZ ANIVERSARIO.E MAIS UMA VER BARABENS PORQUE VOCE MERECE TE AMO MICHAEL E VOU TE AMA TUDA A ETERNIDADE.TE ADORO MICHAEL JACKSON.
    Bjacksonnnnnnnnnnnn no seu coraçao.
    PARABENS MICHAEL SEJA FELIZ NASSES 50 ANOS NOS FANS TE AMAMOS.
    Thauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
    E eu vou escrever um verso pra voce.
    Com A escrevo AMOR.
    Com P escrevo PAIXAO.
    Com M escrevo MICHAEL DO FUNADO DO MEU CORAÇAO.
    BEIJOSSSSSSSSSSSSSSS.
    THAUUUUUUUUUUUUUUU
    EU ESPERO QUE UM DIA VOCE VENHA PARA
    ALENQUER PARA.
    ASS;JHIESSICA KAREN QUEIROZ DA SILVA.

    Jhiessica,

    Ehm.. okay.

  2. glaucia jackson permalink
    agosto 29, 2008 10:59 pm

    michael eu te desejo no fundo do meu coração muitos anos de vida paz saude e muitas felicidades nois te amamos muito vc e o nosso rei do pop forever michael jackson love you.

  3. agosto 29, 2008 11:02 pm

    michael eu te amo meu amor parabens por ser uma pessoa tão espetacular maravilhosa e lindo te amamos bjssssss.

    Glaucia,

    Admiro a sua admiração mas, infelizmente ou felizmente, Michael Jackson não lê o blog deste que vos escreve. Por favor, tente mais tarde.. 😉

  4. Carol permalink
    agosto 31, 2008 10:55 am

    The word you are looking for is “Anyway…” 🙂

    Carol,

    Yup, it’s a little bit of that 🙂

  5. setembro 1, 2008 5:01 pm

    Muito bom o post. Acho que poucas pessoas vão conseguir repetir o sucesso dele e é uma tristeza ver que hoje ele é mais conhecido pelas bizarrices do que pela música.
    Ainda bem que nessas datas a gente se coloca a relembrar o que é bom.

    Muito lindinha a criança dançando. 🙂

    Adorei o blog.

    Bjos

    PatyQuartarollo,

    Gosto pra caramba dele e gostaria que ele desse uma volta por cima assim como muitos outros ja fizeram e voltasse a ser lembrado pelo genio que é, mas parece que esta dificil.. Pena. Obrigado pela visita! 🙂

  6. setembro 2, 2008 4:45 pm

    50 anos… estranho é ver como ele seria se ainda continuasse, hm, digamos, “negro”.
    O ruim é q ele estragou sua imagem, e a mídia ajudou, e hj pouca gente sabe quem realmente ele foi.

    Escrever por escrever,

    Isso é verdade: pouca gente sabe quem ele realmente foi.. Um abraço, obrigado pela leitura!

  7. setembro 2, 2008 4:46 pm

    Essa do moonwalk eu nao sabia, nao…
    Taí uma coisa q eu nunca consegui fazer. Mas é divertido tentar.

    Rodrigo,

    Também ja tentei bastante e sempre colocava a culpa no meu tênis..hehehee. Quem não sabe, não tem jeito né? Abraço! 😉

  8. setembro 18, 2008 10:46 pm

    Não posso dizer que sou fãzão do cara, mas que ELE é o rei do pop, isso não posso negar.

Trackbacks

  1. Michael Jackson 1958-2009 «

Deixe um comentário